Olá galera,
Após a avaliação vocês já sabem a habilidade que não conseguiram adquirir nesse bimestre. Assim, abaixo coloco algumas atividades referentes a cada habilidade. Faça apenas aquela referente à habilidade que vocês ficaram abaixo do básico.
Habilidade 1 - Identificar os tipos de texto
Assista o vídeo abaixo
1- Em uma folha avulsa faça as anotações das inofrmações mais importantes do vídeo
2- Em seguida leia os textos abaixo e classifique-os de acordo com a tipologia textual, justificando sua resposta.
Texto 1
A Carta de Pero Vaz de Caminha
De ponta a ponta é toda praia rasa, muito plana e bem formosa. Pelo sertão, pareceu nos do mar muito grande, porque a estender a vista não podíamos ver senão terra e arvoredos, parecendo-nos terra muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro nem prata, nem nenhuma coisa de metal, nem de ferro; nem as vimos. Mas, a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados, como os de Entre-Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e infindas. De tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem.
(In: Cronistas e viajantes. São Paulo: Abril Educação, 1982. p. 12-23. Literatura Comentada. Com adaptações)
Texto 2
Muitos políticos olham com desconfiança os que se articulam com a mídia. Não compreendem que não se faz política sem a mídia. Jacques Ellul, no século passado, afirmava que um fato só se torna político pela mediação da imprensa. Se 20 índios ianomâmis são assassinados e ninguém ouve falar, o crime não se torna um fato político. Caso apareça na televisão, o que era um mistério da floresta torna-se um problema mundial.
Adaptado de Fernando Gabeira, Folha de S. Paulo.
Texto 3
FURTO DE FLOR
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor. Trouxe-a
para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se
a beber e flor não é para ser bebida. Passei-a para o vaso e notei que ela me agradecia,
revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor se a contemplarmos
bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso,
mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o
médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer. Já murcha, e com a cor particular da morte,
peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e
repreendeu-me:
– Que idéia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis. RJ, José Olympio, 1985. p. 80
Habilidade 2- Identificar os elementos da narrativa
Assista ao vídeo abaixo:
Caso não consiga acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=rNuamR82Lr4
1: Agora leia o texto a seguir e responda ao que se pede na folha avulsa
Apelo
Dalton Trevisan
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Nos primeiros dias, para dizer a
verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa da esquina. Não foi ausência
por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no
espelho.
Com os dias, Senhora, o leite pela primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos
poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui
beber com os amigos.
Uma hora da noite, eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as
aflições do dia, como a última luz na varanda. E comecei a sentir falta das pequenas brigas por
causa do tempero da salada – o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas
violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a
meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com
os outros: bocas raivosas mastigando.
Venha para casa, Senhora, por favor.
Escreva um pequeno parágrafo, identificando o tema do conto, o tipo de narrador e o espaço
(ou espaços) em que se passa a ação, bem como os marcadores temporais. Justifique sua resposta com trechos do texto.
-
_________________________________________________________________________
Aguarde nova postagem com as demais habilidades
beijos
Profa. Eunicéa
Nenhum comentário:
Postar um comentário