Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Atividade de Recuperação: conotação e denotação

Habilidade: reconhecer textos denotativos e conotativos


fonte: https://www.youtube.com/watch?v=5ZkQm88p2Ew

1- Registre em uma folha avulsa o que você entendeu do vídeo

2- Na mesma folha faça os exercícios abaixo:


Exercícios

1. Assinale o segmento em que NÃO foram usadas palavras em sentido figurado:

a) Lendo o futuro no passado dos políticos (...)
b) As fontes é que iam beber em seus ouvidos.
c) Eram 75 linhas que jorravam na máquina de escrever com regularidade mecânica.
d) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.
e) (...) capaz de cortar com a elegância de um golpe de florete.

2. Assinale a alternativa cujo termo grifado NÃO é linguagem conotativa:

a) “... mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço ”
b) “Acresce que chovia - peneirava - uma chuvinha miúda, triste”
c) “A natureza parece estar chorando a perda irreparável ...”
d) “... no discurso que proferiu à beira da minha cova.”

3. O item em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é:

a) “Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.”
b) “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”
c) “Os genéricos estão abrindo as portas do mercado...”
d) “...a indústria disparou gordos investimentos.”
e) “Colheu uma revelação surpreendente:...”

4. Marque a alternativa cuja frase apresenta palavra(s) empregada(s) em sentido figurado:

a) O homem procura novos caminhos na tentativa de fixar suas raízes.
b) “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”
c) “... os planejadores fizeram dele a meta e o ponto de partida.”
d) “Pode estabelecer regras que conduzam a um viver tranquilo ...”
e) “Evidentemente, (...) as transformações serão mais rápidas.”

5. Assinale a alternativa em que NÃO há palavra empregada em sentido figurado:

a) “O estrangeiro ainda tropeça com muita frequência na incompreensão das sociedades por onde passa.”
b) “Quando a luz estender a roupa nos telhados, seremos, na manhã, duas máscaras calmas.”(Mário Quintana)
c) “Vejo que o amor que te dedico aumenta seguindo a trilha de meu próprio espanto.”
d) Não, eu te peço, não te ausentes / Porque a dor que agora sentes / Só se esquece no perdão.”
e) “Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)

Atividades de recuperação: TÓPICO FRASAL

Habilidade: Identificação do tópico frasal e das ideias secundárias

1- Assista este vídeo até o fim e registre em folha a parte o que você entendeu sobre o TÓPICO FRASAL




2- Leia o conteúdo a seguir:

Tópico Frasal

A idéia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal. Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave. Como o enunciado da tese, que dirige a atenção do leitor diretamente para o tema central, o tópico frasal ajuda o leitor a agarrar o fio da meada do raciocínio do escritor; como a tese, o tópico frasal introduz o assunto e o aspecto desse assunto, ou a idéia central com o potencial de gerar idéias-filhote; como a tese, o tópico frasal é enunciação argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o parágrafo ou apresentar um raciocínio completo. Assim, o tópico frasal é enunciação, supõe desdobramento ou explicação.
A idéia central ou tópico frasal geralmente vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham   a que chamamos de IDEIAS SECUNDÁRIA.
Exemplos:
Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é esperado.
Tópico frasal desenvolvido por enumeração:
Exemplo:
A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.
Tópico frasal desenvolvido por descrição de detalhes:
É o processo típico do desenvolvimento de um parágrafo descritivo:
Era o casarão clássico das antigas fazendas negreiras. Assobradado, erguia-se em alicerces o muramento, de pedra até meia altura e, dali em diante, de pau-a-pique (...) À porta da entrada ia ter uma escadaria dupla, com alpendre e parapeito desgastado. (Monteiro Lobato)
Tópico frasal desenvolvido por confronto:
Trata-se de estabelecer um confronto entre duas idéias, dois fatos, dois seres, seja por meio de contrastes das diferenças, seja do paralelo das semelhanças. Veja o Exemplo:
Embora a vida real não seja um jogo, mas algo muito sério, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seus planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido. O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanças da situação geral, na medida em que se apresentam. (Bruno Betelheim, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido por razões:
No desenvolvimento apresentamos as razões, os motivos que comprovam o que afirmamos no tópico frasal.
As adivinhações agradam particularmente às crianças. Por que isso acontece de maneira tão generalizada? Porque, mais ou menos, representam a forma concentrada, quase simbólica, da experiência infantil de conquista da realidade. Para uma criança, o mundo está cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis, de figuras indecifráveis. A própria presença da criança no mundo é, para ela, uma adivinhação a ser resolvida. Daí o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura da surpresa. (Gianni Rodari, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido por análise:
É a divisão do todo em partes.
Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento por parte do público. A terceira procura persuadir o indivíduo, convencê-lo a adquirir certo produto. A quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos. (Samuel P. Netto, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido pela exemplificação:
Consiste em esclarecer o que foi afirmado no tópico frasal por meio de exemplos:
A imaginação utópica e inerente ao homem, sempre existiu e continuará existindo. Sua presença é uma constante em diferentes momentos históricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de lendas e crenças que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento religioso que falam de um paraíso a alcançar; nas teorias de filósofos e cientistas sociais que, apregoando o sonho de uma vida mais justa, pedem-nos que "sejamos realistas, exijamos o impossível". (Teixeira Coelho, adaptado).
fonte: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/topico-frasal

3- Agora faça as atividades a seguir:


I- Identifique o tópico frasal, as idéias secundarias e a conclusão (quando houver)  dos parágrafos abaixo:
a)      A função da moral é garantir o funcionamento, a estabilidade da vida em sociedade e a possibilidade de melhorá-la.Ora, como as necessidades sociais variam no tempo e no espaço, as normas morais também sofrem mudanças. Os antigos gregos, por exemplo, sacrificavam as crianças deficientes. Para eles, tal procedimento não era imoral, uma vez que os deficientes não correspondiam ao ideal de homem grego.
b)       O avanço da ciência beneficiou a sociedade e permitiu-lhe, por meio da doação de órgãos, que o sentimento de solidariedade e de amor ao próximo fosse praticado com maior intensidade nos últimos dez anos, assim o transplante tornou-se uma prática simples e espontânea, oferecendo esperanças a quem perecia de alguma deficiência.

c)      Os constantes atos de violência, praticados por adolescentes, avivaram as discussões acerca da redução da maioridade penal. Visto que, nos últimos anos, o número de assassinatos aumentou nas grandes metrópoles. Tendo como agentes menores de dezoito anos.

d)      “No século XXI, a violência no Brasil tem aumentado consideravelmente. Por outro lado, os recursos de segurança também evoluíram. Nos últimos meses, os governantes têm buscado, por meio de projetos, resolverem esse problema, o qual não é da competência somente dos políticos, mas de toda a sociedade.”

II- Desenvolva os tópicos frasais seguintes, considerando os conectivos. Identifique o tipo de idéia secundária utilizada:

a) O jornal pode ser um excelente meio de conscientização das pessoas, a não ser que  ________________________________________________________________________
b) As mulheres, atualmente, ocupam cada vez mais funções de destaque na vida social e política de muitos países; no entanto __________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Se não souber preservar a natureza, o ser humano estará pondo em risco sua própria existência, porque... _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) O uso de drogas pelos jovens é, antes de tudo, um problema familiar, porque ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) O uso de drogas pelos jovens é, antes de tudo, um problema familiar, embora  ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Faça em uma folha avulsa e entregue

domingo, 28 de abril de 2013

Habilidades para recuperação paralela

Habilidade: identificação do substantivo, adjetivo e verbo

Assista os vídeos abaixo e responda as questões que se pede:

Vídeo 1

1- Assista os 6 primeiros minutos do vídeo
2- Registre em uma folha à parte  o conceito de verbo



Vídeo 2

1-  Assista o vídeo
2- Registre na mesma  folha   o conceito de adjetivo






Vídeo 3




1- Assista o vídeo
2- Registre na mesma folha   o conceito de substantivo


Em seguida responda as questões abaixo:

I - Qual a classe gramatical da palavra destacada na frase abaixo?

A pessoa se casa planejando ser feliz.
a)( ) artigo
b)( ) adjetivo
c)( ) verbo
d)( ) substantivo

II– Marque a classe gramatical a que pertence a palavra destacada na frase abaixo.

Eles compraram uma bela casa aqui no bairro.
a)( ) artigo
b)( ) adjetivo
c)( ) verbo
d)( ) substantivo
 

III- Dos anais da república:
- O senhor não tem medo de nada, presidente?
- Nada.
- Nem barata?
Pausa de segundos. Digo a verdade, ou minto para parecer mais humano? [...]
Não. Melhor ser curto e sincero.
- Nem barata.
(Veríssimo, L.F. Ortopterofobia. In: COMÉDIA DA VIDA PÚBLICA . Porto Alegre: L&PM, 1995. p.237)
Retire do texto: 3 substantivos, 3 adjetivos e 3 verbos


IV -Leia o texto a seguir  e responda as questões

COMPANHEIROS ATÉ A MORTE

            Era uma vez, em um reino distante, dois companheiros que nutriam uma amizade verdadeiramente inabalável. A força e a beleza desse sentimento eram conhecidas e admiradas por todos. Até que essa amizade um dia foi posta à prova. Contrariamente com as constantes críticas de Pítias, o rei mandou chamá-lo, juntamente com seu amigo Damon.
            Por defender seus princípios, Pítias foi acusado de traição e condenado à morte. Antes de ser preso, porém, solicitou a realização de um último desejo: que lhe permitissem despedir-se da família. O rei relutou, mas acabou sendo convencido por Damon, que, demonstrando total confiança em Pítias, ofereceu-se para morrer no lugar do amigo caso ele fugisse.
            Dessa forma, conforme o combinado, Damon foi levado à Prisão e Pítias foi ao encontro de sua família. À medida que os dias corriam, os guardas passaram a zombar do prisioneiro, dizendo que o “tão leal amigo” o havia abandonado.
            Eis que chegou o dia da execução. A cidade toda se perguntava como um amigo tão fiel fora entregue à própria sorte. O rei mandou o prisioneiro ser trazido. Os guardas o posicionaram no meio da praça lotada. O silêncio imperava. E quando Damon já estava com a corda no pescoço, Pítias gritou, no meio da multidão:
            - Eu voltei! Não o matem!
            Estava esgotado, ferido, cambaleante. Ainda assim, arranjou forças para abraçar Damon e comemorar o fato de tê-lo encontrado com vida, apesar de seu atraso. Emocionado, explicou que seu navio naufragara durante uma tempestade, e que bandidos o haviam atacado na estrada. Apesar de todos os contratempos, jamais perdera a esperança de chegar a tempo de salvar o amigo da morte.
            Ao presenciar a cena, o rei foi vencido pela beleza daquele momento. Declarou então revogada a sentença. Era a primeira vez que presenciava evidências de tão elevado grau de amizade, lealdade e fé. Assim, o rei concedeu-lhes a liberdade, solicitando em troca que os dois companheiros lhe ensinassem como construir tão sólida amizade.
                                                           Adaptado de fábula de William J. Bennett

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Leia atentamente a fábula e responda as questões abaixo:
1) Por que o rei mandou chamar Pítias

2) Qual foi a condenação de Pítias e por que ele foi punido?

3) Qual foi o desejo que Pítias solicitou?

4) Qual valor humano está representado na fábula?

5) Como Damon convenceu o rei a aceitar o pedido de Pítias?

6) Cite os personagens principais do texto:

7) A partir do texto, cite características psicológicas de Damon e Pítias.

8) O que aconteceu quando Pítias chegou para salvar seu amigo da morte? Qual a atitude do rei e por que você acha que ele tomou esta atitude?

9) Por que Pítias se atrasou para voltar?

10) Com criatividade, dê um outro final para a história. A partir do trecho:
 Os guardas o posicionaram no meio da praça lotada. O silêncio imperava. E quando Damon já estava com a corda no pescoço,

ATIVIDADES GRAMATICAIS

1)  Adjetivo é a palavra que caracteriza, dá qualidades aos seres. Retire do 1º parágrafo do texto, os adjetivos correspondentes aos seguintes substantivos:
a) reino: _______          b) amizade: ________ c) sentimento: __________

2)
 Dê o substantivo derivado de:
a) rei: _________          b) prisão: __________c) belo: _______________

V- Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:

a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.
f) Você está cansado, Marcos?
g) Tenho uma ótima ideia!
h) Os cães de Carlos são marrons.
i) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
j) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
k) O filme americano tinha muitas cenas de violência.

quarta-feira, 24 de abril de 2013


Queridos alunos,

Aqui esta a postagem de mais algumas atividades referente às habilidades que talvez você não tenha alcançado. Verifique qual e a sua e faca como se pede:

Habilidade: uso adequado da virgula

1-Assista aos vídeos abaixo 






2- Faca o registro, com suas palavras e em folha a parte, do que você entendeu do conteúdo
3- Faca os exercícios abaixo também na folha a parte e entregue
I-             Justifique as vírgulas empregadas nas seguintes frases:

a) “Em 1695, sete mil homens veteranos marcharam sobre Palmares.”
b) “E vive ainda a lembrança do último Zumbi, o rei de Palmares, o guerreiro que viveu na morte o seu direito de liberdade e de heroísmo...”

II-            Explique os sentidos das duas orações abaixo:

A mãe da garota eufórica resolveu buscá-la mais cedo no colégio.
A mãe da garota, eufórica, resolveu buscá-la mais cedo no colégio.

III-           Na frase “Venha para casa, Joana, por favor”, as vírgulas foram empregadas para: 
 a. separar o vocativo
 b. separar o aposto
 c. indicar a elipse de um verbo
 d. separar o adjunto adverbial de tempo

IV-          Escolha a alternativa que explica o uso da vírgula na seguinte frase: "Pilatos, o que lavou as mãos, queria livrar-se da culpa pela morte de Jesus."
 a. para isolar o vocativo
 b. para isolar o aposto
 c. para isolar um adjunto adverbial de lugar
 d. para separar uma oração  explicativa 



V-            "Por que você saiu, João?". Nesta oração, a vírgula separa: 
 a. vocativo
 b. oração explicativa
 c. adjunto adverbial de modo
 d. objeto direto


VI- Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?
A) 
Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim.
B) 
Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais
C) 
Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês.
D) 
A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada
E) 
Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar.



   Responda as questões e registre suas conclusões sobre as regras do uso da vírgula e entregue em uma folha separada

beijo
Profa. Eunicea

segunda-feira, 22 de abril de 2013

RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO BIMESTRE

Olá galera,

Após a avaliação  vocês já sabem a habilidade que não conseguiram adquirir nesse bimestre. Assim, abaixo coloco algumas atividades referentes a cada habilidade. Faça apenas aquela referente à habilidade que vocês ficaram abaixo do básico.

Habilidade 1 - Identificar os tipos de texto

Assista o vídeo abaixo
a














1- Em uma folha avulsa faça as anotações das inofrmações mais importantes do vídeo
2- Em seguida leia os textos abaixo e classifique-os de acordo com a tipologia textual, justificando sua resposta.

Texto 1

A Carta de Pero Vaz de Caminha

De ponta a ponta é toda praia rasa, muito plana e bem formosa. Pelo sertão, pareceu nos do mar muito grande, porque a estender a vista não podíamos ver senão terra e arvoredos, parecendo-nos terra muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro nem prata, nem nenhuma coisa de metal, nem de ferro; nem as vimos. Mas, a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados, como os de Entre-Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e infindas. De tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem.

(In: Cronistas e viajantes. São Paulo: Abril Educação, 1982. p. 12-23. Literatura Comentada. Com adaptações)


Texto 2


 Muitos políticos olham com desconfiança os que se articulam com a mídia. Não compreendem que não se faz política sem a mídia. Jacques Ellul, no século passado, afirmava que um fato só se torna político pela mediação da imprensa. Se 20 índios ianomâmis são assassinados e ninguém ouve falar, o crime não se torna um fato político. Caso apareça na televisão, o que era um mistério da floresta torna-se um problema mundial. 
 Adaptado de Fernando Gabeira, Folha de S. Paulo.


Texto 3

FURTO DE FLOR
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor. Trouxe-a
para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se
a beber e flor não é para ser bebida. Passei-a para o vaso e notei que ela me agradecia,
revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor se a contemplarmos
bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso,
mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o
médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer. Já murcha, e com a cor particular da morte,
peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e
repreendeu-me:
– Que idéia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis. RJ, José Olympio, 1985. p. 80




Habilidade 2- Identificar os elementos da narrativa

Assista ao vídeo abaixo:



Caso não consiga acesse pelo link:  https://www.youtube.com/watch?v=rNuamR82Lr4




 1: Agora leia o texto a seguir e responda ao que se pede na folha avulsa

Apelo 
Dalton Trevisan
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Nos primeiros dias, para dizer a
verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa da esquina. Não foi ausência
por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no
espelho.
Com os dias, Senhora, o leite pela primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos
poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui
beber com os amigos.
Uma hora da noite, eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as
aflições do dia, como a última luz na varanda. E comecei a sentir falta das pequenas brigas por
causa do tempero da salada – o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas
violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a
meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com
os outros: bocas raivosas mastigando.
Venha para casa, Senhora, por favor.

Escreva um pequeno parágrafo, identificando o tema do conto, o tipo de narrador e o espaço 
(ou espaços) em que se passa a ação, bem como os marcadores temporais. Justifique sua resposta com trechos do texto. 
-
_________________________________________________________________________

 Aguarde nova postagem com as demais habilidades

beijos
Profa. Eunicéa